Todos nós sabemos que política, querendo ou não envolve todas as pessoas direto ou indiretamente, bem, estamos em pleno periodo eleitoral e nós jovens somos parte decisiva nesta eleição de 2010, bem nós do Timon galera colocamos a disposição de nossos leitores algumas dicas que se seguidas corretamente fará uma grande diferença na hora do voto .
Conheça o passado do candidato.
Um político que tenha exercido um mandato anterior de forma séria e competente, tem tudo para repetir o mesmo no futuro, da mesma forma que o irresponsável ou desonesto será sempre um grande risco. E política não é lugar para segunda chance (ou pelo menos não deveria ser). A melhor forma de conhecer um candidato a esse nível é estar constantemente atento, seja em período eleitoral ou não. Mas, caso você seja meio distraído, existem dois sites que podem ajudar: o Voto Consciente e o Transparência Brasil.
Promessas servem como indício da seriedade ou não de um candidato.
Nenhum candidato realmente preocupado em exercer bem seu cargo público vai prometer algo que ele sabe ser impossível de cumprir. O político sério sabe que governar é uma atividade complexa, que sofre a influência de muitas forças opostas e que muitos fatores fogem do campo de exercício de poder, portanto, preste muita atenção: quanto mais mirabolante for a promessa, pior; quanto menos explicação um candidado der de como vai executar certas promessas, mais possibilidades de ele ser um irresponsável;
Um candidato nunca está só.
Procure saber quem financia as campanhas e quem são as pessoas por trás delas - do cara que assina os cheques ao sujeito que faz a segurança. Os apoiadores têm interesses, sejam legítimos ou ilegítimos, e a dedicação a um político não é gratuita, há sempre algum tipo de troca. Isso pode parecer uma coisa feia, mas não é, é assim que funciona a democracia, setores organizados da sociedade em busca de um objetivo, de um interesse comum. O que tem que se observar é se esses objetivos e interesses são ou não éticos e morais.
Vote em quem está mais próximo dos seus interesses.
Se você é um carteiro, vote em quem promete olhar pelos carteiros. Se você é uma empregada doméstica, vote em quem promete olhar pelas empregadas domésticas. Mas nunca, nunca esqueça o primeiro item desta lista.
Não confunda política com futebol.
Futebol é um entretenimento, que você pode aproveitar com paixão. Mas se o seu time perde, isso não vai afetar sua vida, não vai mudar a quantidade de comida na sua mesa. Política deve ser vista com frieza, racionalidade e muito cuidado. Um mal político pode afetar sua vida de forma direta e irremediável. Escolha em como votar da mesma forma que você escolheria uma geladeira nova: ela deve cumprir com o prometido na embalagem da melhor forma possível e por um preço que você possa pagar. Na verdade, escolha um político melhor do que você escolheria uma geladeira; elas têm assistência técnica e dá para devolder, políticos não.
Nunca confie em quem não tem um plano de governo.
Esse cara é, muito provavelmente, um picareta ou, no mínimo, um irresponsável aventureiro;
Um candidato que compra votos não respeita o eleitor.
Se ele não respeita o eleitor durante a campanha, não respeitará depois dela;
Não tenha a menor vergonha em votar em branco ou nulo.
A idéia do “não jogue seu voto fora” é uma falácia criada pelos candidatos para aproveitar seu voto de qualquer forma. Se você não encontrou em quem votar, simplesmente vote em branco, anule ou não vote (por experiência própria, a multa por não votar, em alguns casos, não paga nem a gasolina ou passagem de ônibus que você gastaria indo para a seção eleitoral). É bem melhor fazer isso do que eleger quem não vale nada. E votos desse tipo, sem candidato ou de protesto, também fazem parte do processo democrático, você tem todo direito de estar insatisfeito.
Não vote em quem não consegue explicar as próprias propostas de campanha.
Ou ele entende pouco do que está falando, ou as propostas não são totalmente claras e, portanto, pouco estudadas e planejadas, ou ele simplesmente não quer dar qualquer satisfação sobre elas.
~ Eleições 2010
Dia 3 de Outubro (1º Turno)
Dia 31 de Outubro (2º Turno)
Onde: na sua Zona Eleitoral, não sabe? Clique aqui !
Início Oficial da Propaganda Eleitoral:
6 de Julho
Horário Eleitoral Gratuito TV e Rádio:
17 de Agosto a 30 de Setembro
Propaganda Eleitoral liberada na Internet:
Blogs, MSN, Twitter, Facebook, Orkut e Redes Sociais
(Creditos a kamaleão.com)

hum o que estava faltando no site uma materia sobre politica ja que nossa vida é politica, parabens a galera de timon.com pela materia e pelas dicas
ResponderExcluirParabéns a galera do site,
ResponderExcluirum salve a vocês pela materia.
politica voltda para juventude, e o mais interessante é que em nossa região se vê muito pouco politicos que tenham em seu discusso projetos voltados para juventude intineante;
ResponderExcluirParabens ai pela materia sobre a politica;
ResponderExcluirEi, gostaria que ajeitasse a radio do site
que não esta mais pegando
Olá Dayanne, muito obrigado pelo seu comentário, é de extrema importância a sua visita.
ResponderExcluirA rádio que nós temos em nosso site é a rox, infelizmente eles estão reformulando tudo e a rádio fica indisponível para os sites filiados da Rox.
Esperamos resolver logo tudo, para que em breve possamos voltar com mais informação, entretenimento e humor.
Obrigado
Ruim é ter um
ResponderExcluirpolitico em nossa região
que preencha todos os requisitos, limpo,
ou seja se realmente "Ficha limpa" funcionasse
em Timon ou ate memso no MA pq não Brasil voltaríamos
a ditadura ou não haveria nunca mais reelaição.